Você está aqui: Página Inicial > Planejamento Institucional > Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional

por Angelo Marcotti publicado 25/08/2018 19h57, última modificação 05/10/2023 11h00
PDI - 2023/2027

A UNESPAR foi fundada no ano de 2013 e, desde essa data, tem se caracterizado pela busca da excelência nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura, assim como pelo compromisso com a implantação de políticas institucionais inclusivas para os diversos segmentos de sua comunidade acadêmica.

Hoje, somos a terceira maior Universidade do Estado do Paraná em número de estudantes matriculados. Somos uma instituição pública, inclusiva, que defende o que há de mais importante no Ensino Superior: a formação humana, ética e profissional de qualidade para nossos estudantes. De fato, o ensino de excelência, a produção de conhecimento em diversos níveis e áreas, o compromisso com a extensão e a cultura constituem-se em importante contribuição para o desenvolvimento das regiões paranaenses, especialmente as de abrangência dos nossos campi.

Em abril de 2022, foi instituída a Comissão responsável pela elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), contando com dezesseis membros, os quais foram divididos em dois grupos: uma equipe constituída com representantes dos campi, responsáveis pela sistematização das ações locais; e outra equipe, da coordenação geral, responsável pela orientação e coordenação da sistematização geral do documento. Os trabalhos foram orientados pelos princípios da democracia, da participação, da colaboração e da transparência.

Nesse sentido, é preciso avançar no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), a fim de que possamos compreender perspectivas e metas construídas democraticamente por nossa comunidade e atingir os objetivos estabelecidos para os próximos cinco anos, especialmente calcados na missão de universidade pública; na política pedagógica institucional e na consolidação de instituição regulada pelo respeito à pluralidade de ideias e às diferenças humanas; no fortalecimento dos princípios da solidariedade, da justiça, da inclusão social e da democracia. Diante dessas premissas, o PDI da UNESPAR se configura em instrumento de orientação estratégica para o crescimento qualitativo de uma instituição comprometida como desenvolvimento social e regional.

É importante ressaltar que, para a construção do PDI 2023-2027, fomos pautados pela proposta de diagnosticar situações e definir ações da Universidade, para as quais foi fundamental o Seminário PDI, realizado entre os dias 10 e 11 de agosto de 2022, na cidade de Paranavaí-PR. Organizado pela Comissão do PDI, o Seminário contou com a participação das equipes da Reitoria, Pró-Reitorias, Direções de Campus e Direções de Centros de Área dos sete campi da Universidade,momento em que foram promovidas avaliações diversas acerca das metas e realizaçõesdoPDI2018-2022, ações fundamentais para a elaboração do PDI 2023-2027.

A articulação entre a Reitoria, Pró-Reitorias e os sete campi universitários, com vistas aos trabalhos do PDI, expressa o firme propósito institucional de reafirmar a missão, a visão e os valores da Unespar, que enfatizam o compromisso com a pluralidade de ideias, o respeito mútuo,a adesão a causas coletivas, assim como com a promoção de comportamento pautado pela democracia, legalidade e transparência.

Foram elaboradas matrizes de análise SWOT das políticas acadêmicas (ensino de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e assistência estudantil), bem como das políticas de gestão e de infraestrutura de todos os campi. A partir dessas matrizes, foram criadas as matrizes da Universidade, o que nos forneceu elementos valiosos para a construção de metas e ações que atendam os anseios das unidades que compõem a Unespar, sem deixar de pensar na sua totalidade institucional, iniciando-se, assim, uma nova fase da Universidade: a da articulação das políticas acadêmicas institucionais amplas com autonomia dos campi.

O PDI da Unespar expressa, enfim, os desejos de uma comunidade acadêmica que constrói e fortalece a cada dia uma instituição capaz de participar da construção de uma sociedade melhor para todos e todas.

Salete Paulina Machado Sirino

Reitora

 Clique aqui para acessar as METAS e AÇÕES da UNESPAR

 

 A Pró-Reitoria de Planejamento convida todos a navegarem no documento para conhecer mais sobre o planejamento da universidade até 2027 apropriando-se das Políticas, dos Objetivos, das Metas e das Ações para a nossa universidade.

Clique na imagem para visualizar o documento