Você está aqui: Página Inicial > Planejamento Institucional > Plano de Desenvolvimento Institucional

Plano de Desenvolvimento Institucional

por Angelo Marcotti publicado 25/08/2018 19h57, última modificação 25/08/2018 20h21
PDI - 2018/2022

A Universidade Estadual do Paraná, UNESPAR, nasceu grande. Grande em sua dimensão institucional e em importância para o desenvolvimento das regiões onde atua. Grande na quantidade de cursos (67), no número de estudantes (mais de 11 mil) e servidores (1081) e nos desafios de formação em nível superior para os jovens e os adultos das regiões em que se insere.

A UNESPAR, criada a partir das antigas Faculdades Estaduais, com seus estatutos e regimentos particulares, não foi invenção de um governo, nem de um grupo de pessoas. Foi o resultado histórico da necessária organização que superaria uma série de desajustes e desigualdades na oferta do ensino superior do Paraná.

Nos cinco primeiros anos de sua criação, a UNESPAR, graças à capacidade de resistência das diversas forças internas, vem resistindo a uma onda neoconservadora que tem desprezado e condenando cada vez mais algumas pequenas conquistas formais e legais de grupos historicamente marginalizados no país. Além da resistência, a UNESPAR, nestes primeiros anos, tem tomado iniciativas para superar o contexto adverso que vem acompanhado de constantes ataques à estrutura dos serviços públicos, especialmente no campo da ciência, tecnologia e cultura.

Fruto do amadurecimento institucional, o documento que agora apresentamos à comunidade acadêmica, o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI (2018 - 2022), da UNESPAR, é resultado direto do esforço integrado de reflexão e prospecção dos diversos segmentos que compõem a Universidade e evidencia a capacidade de análise crítica dos problemas internos e externos à Universidade e de tomada de importantes decisões para o futuro da IES.

Concebido com a participação da comunidade acadêmica, seu processo de formulação obedeceu aos princípios da abertura e da participação daqueles que desejaram contribuir com os novos rumos da Universidade. As contribuições da comunidade acadêmica, seja nas reuniões ou nas audiências públicas, organizadas 18 para discutir o PDI, seja nos pareceres das Câmaras do Conselho Universitário imprimiram conteúdo e forma ao documento, que ora apresentamos.

O PDI é o mais importante instrumento de planejamento acadêmico e administrativo para o reposicionamento e avanço da Universidade em relação aos seus objetivos. Expressa em detalhes o caminho que se pretende trilhar, identifica a Instituição, no que diz respeito à missão que se propõe, às concepções filosóficas que norteiam seu trabalho, às bases pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve ou que pretende desenvolver.

Os compromissos e decisões impressas no Plano de Desenvolvimento Institucional da UNESPAR 2018-2022 passam, a partir de agora, a nortear as ações em todos os espaços da Universidade.


Antonio Carlos Aleixo
Reitor

 

A Pró-Reitoria de Planejamento convida todos a navegarem no documento para conhecer mais sobre o planejamento da universidade até 2022 apropriando-se das Políticas, dos Objetivos, das Metas e das Ações para a nossa universidade.

Clique na imagem para visualizar o documento

pdi