Você está aqui: Página Inicial > Planejamento Institucional > Relatórios

Planejamento Institucional - Relatórios

RECREDENCIAMENTO INSTITUCIONAL

RELATÓRIO DE VERIFICAÇÃO DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA
Recredenciamento Institucional da UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - UNESPAR junto ao Sistema Estadual de Ensino do Paraná, em conformidade com a Deliberação CEE/PR n°01/17, de 09 de junho de 2017.

GESTÃO

A UNESPAR é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná. É composta por 7 Campi distribuídos nos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba (dois Campi), Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória, além da Reitoria sediada em Paranavaí e os escritórios da Reitoria em Campo Mourão e Curitiba.

A UNESPAR se caracteriza por ser uma unidade orçamentária no Orçamento Geral do Governo do Estado do Paraná. Por conta disto a Reitoria é a gestora da unidade que descentraliza disponibilidades e cotas orçamentárias para que os Campi executem as despesas de custeio mínimo. Já as ações programáticas e finalísticas são de competência das Pró-Reitorias fim (Ensino de Graduação, Extensão e Cultura e Pesquisa e Pós-Graduação)

UNESPAR é constituída por órgãos de natureza consultiva e deliberativa e órgãos de natureza executiva. São de natureza consultiva e deliberativa os colegiados superiores, que respondem pelas atividades: legislativa, normativa, consultiva e decisória da Instituição. São de natureza executiva os que respondem pela realização direta das atividades meio e fim. Cada campus é organizado por Centros de Áreas, que são delimitados por uma ou mais áreas do conhecimento, que congregam um conjunto de cursos e programas, conforme estabelecido no Regimento Geral e de acordo com a legislação.


ATIVIDADES ACADÊMICAS

ORÇAMENTO

Os recursos orçamentários da Universidade provêm de recursos oriundos do Tesouro Geral do Estado, de recursos diretamente arrecadados e de convênios com órgãos federais, estaduais, municipais e com instituições privadas. Também é possível a obtenção de recursos através de operações de créditos que devem ser autorizadas pelos colegiados superiores da universidade e pelos legislativo e executivo estaduais.

A elaboração do orçamento da Universidade segue o estabelecido na Constituição Federal de 1988 e devemos participar da elaboração do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA), coordenadas pela Coordenação de Orçamento Estadual (COE) da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA). Tais peças orçamentárias são estabelecidas pelo Art. 165 da CF/1988.

 

CENSO DA EDUCAÇÃO

Censup

O Censo da Educação Superior (CENSO) ocorre anualmente, sendo realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e tem o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor educacional.

O CENSO reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC.

O CENSO referente ao ano base inicia-se geralmente no mês de fevereiro, sendo finalizado após o período de verificação e/ou correção das informações prestadas pelas IES.


Relatórios INEP

Após a fase de verificação realizada pelos auditores nas IES e o período de correções solicitadas às Instituições, o INEP divulga o Relatório Consolidado da IES e a Série Histórica referente ao CENSO dos últimos três anos. Ressalta-se que tais relatórios ficam disponíveis apenas no Sistema do CENSO (CENSUP). Posteriormente, o INEP divulga sinopses estatísticas contemplando todos os dados apurados pelo CENSO.