Ciclo avaliativo 2018-2020
A Unespar aprovou em reunião do COU (Conselho Universitário), o novo Programa de Avaliação Institucional para o ano de 2018, primeiro ano de vigência do ciclo avaliativo 2018 -2020.
A avaliação institucional é um processo contínuo por meio do qual a instituição constrói conhecimento sobre sua própria realidade, buscando compreender os significados do conjunto de suas atividades para melhorar a qualidade educativa e alcançar maior relevância social.
Em seu segundo ciclo avaliativo, a CPA geral da Unespar tem diversos desafios, sendo a disseminação da cultura avaliativa um deles, melhorar as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão, ou seja, o cumprimento da responsabilidade social da instituição.
O Objetivo geral de 2018 é avaliar as condições institucionais relativas ao planejamento e à avaliação institucional, em consonância com o SINAES.
E os objetivos específicos são: avaliar o planejamento e o processo de autoavaliação da Unespar; revisar a organização da autoavaliação na Unespar, levando em conta a realidade multicampi da instituição; avaliar o instrumento utilizado para a coleta de dados utilizado no primeiro ciclo avaliativo; propor novos instrumentos e procedimentos de avaliação que atendam às demandas e às especificidades dos campi; tornar o processo de avaliação mais participativo e democrático; divulgar e discutir os dados coletados no relatório final do primeiro ciclo avaliativo com a comunidade acadêmica; fortalecer a cultura da avaliação institucional na Unespar; responder aos objetivos arrolados no SINAES.
As ações para operacionalização do projeto de autoavaliação da 1ª etapa consistem em: planejamento; estabelecimento de metas e ações; implementação; sensibilização; diagnóstico; tabulação, inferência e análise sobre os resultados obtidos; geração de informações institucionais e integração à gestão universitária. O processo objetiva avaliar, nesta primeira etapa, a Instituição no Eixo 1 – Planejamento e Avaliação Institucional: Dimensão 8 – Planejamento e Avaliação;
Para a coleta de dados serão utilizados como instrumentos:
a) documentos e relatórios da Instituição pertinentes ao indicador avaliado;
b) questionário, semiestruturado, estatisticamente organizado em escala semântica do tipo Likert. Tal escala tem por finalidade medir a intensidade da opinião dos respondentes de uma forma clara e objetiva, classificando cada item ao longo de um contínuo de cinco pontos que varia entre “muito ruim, ruim, indiferente, bom e muito bom” (RICHARDSON, 1999 e MARCONI e LAKATOS, 1999). No questionário será acrescentado um ponto a mais na escala “sem informação/sem condição para responder” dando a opção de recusa em responder o item. O valor assumido neste ponto será nulo, não prejudicando, portanto, a lógica da escala a ser adotada.
Clique aqui para acessar programa de avaliação institucional da Unespar 1ª etapa (2018) do processo de auto avaliação do 2º ciclo avaliativo (2018-2020)